Agendamento pelo WhatsApp
Olá! Clique em uma das opções abaixo e nós retornaremos o mais rápido possível.
Corretora de planos de saúde

Corretora de planos de saúde Especialistas em planos de saúde



Contratar plano de saúde Preços de plano de saúde



Plano de saúde familiar Plano de saúde empresarial



Benefícios do plano de saúde Plano de saúde odontológico



Blog: Prevenção da hanseníase: comece pelo diagnóstico precoce

Prevenção da hanseníase: comece pelo diagnóstico precoce Corretora de planos de saúde Especialistas em planos de saúde

Você sabia que todo último domingo de janeiro é Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase? Mas como prevenir este mal? O diagnóstico precoce é a melhor arma contra esta doença, que é silenciosa e pode levar ao óbito.

Mas por que o diagnóstico precoce, logo no início dos primeiros sinais, é tão importante? É bom lembrar que a hanseníase é uma doença transmitida pelo bacilo Mycobacterium leprae. As pessoas que convivem com um indivíduo portador do bacilo podem ser infectadas através das gotículas emitidas na fala, na tosse ou no espirro do paciente. Assim, a contaminação aumenta consideravelmente.

No entanto, se o paciente já estiver iniciado o tratamento, que segue o protocolo do SUS (Sistema Único de Saúde), a contaminação não ocorre. Dessa forma, reduz-se a curva de contaminação e a doença perde a sua força.

 

Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase

 

Por esse motivo, foi criado o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase. A instituição da data se deu pela Lei 12.135/2009. Portanto, no último domingo de janeiro, a cada ano, são realizadas ações de prevenção da hanseníase.

No entanto, em todos os demais dias do ano, a rede pública de saúde incentiva o diagnóstico precoce desta doença. Os casos suspeitos são averiguados e encaminhados a especialistas.

O exame que comprova a hanseníase é feito através da análise clínica, do teste de sensibilidade da pele e exames laboratoriais. A pessoa com hanseníase possui manchas na pele que não são sensíveis ao toque e ao calor.

Como não é tão simples diagnosticar a doença, muitos pacientes passam vários sem tratamento e, como consequência, transmitindo a hanseníase para outras especiais, especialmente às pessoas do seu círculo familiar e social.

Aliás, em 2018, foram detectados 28.660 novos casos no território brasileiro, dentre estes, 1705 casos em menores de 15 anos de idade.

 

Concluindo, evite essa enfermidade em sua casa com medidas preventivas. E aproveite para conhecer a Di Moreno e as soluções.





Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a Di Moreno a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.

Acesse nossa Política de privacidade para saber mais.

Entendi!