A saúde mental é um assunto tão importante que psicólogos brasileiros resolveram criar a campanha do Janeiro Branco. O mês inteiro é dedicado ao alerta da promoção da saúde mental no trabalho, na vida familiar, na convivência social e, principalmente, na percepção individual, buscando o autoconhecimento.
Mas a grande questão é como ter saúde mental diante de um mundo tão agitado, com tantas pressões e desordens? Confira algumas dicas neste conteúdo.
Como começou o Janeiro Branco?
Primeiramente, o Janeiro Branco foi criado em 2014 no Brasil por profissionais incentivados pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão. Ele percebeu o alto índice de afastamentos no trabalho motivados por problemas ligados à falta de saúde mental.
Para se ter uma ideia, os transtornos mentais são a terceira causa de afastamentos do trabalho no Brasil. Além disso, em todo o mundo há cerca de 300 milhões de pessoas com depressão e 260 milhões com ansiedade.
Nesse sentido, o Janeiro Branco foi criado com o intuito de promover ações e campanhas, seja nas unidades de saúde, clínicas de saúde mental e na mídia em geral sobre a importância da conscientização contra os transtornos mentais.
Dicas para ter uma vida mais equilibrada
Para evitar transtornos mentais, como depressão, ansiedade e Síndrome de Burnout, o primeiro passo é reconhecer que o problema existe e procurar ajuda. Portanto, pode-se buscar ajuda profissional com o apoio da terapia.
Mas também é necessário adquirir alguns hábitos, como:
- Ter boas noites de sono;
- Praticar exercícios físicos com regularidade;
- Afastar-se de pessoas tóxicas;
- Evitar elementos estressores que disparam gatilhos de ansiedade;
- Fazer meditação;
- Buscar apoio espiritual;
- Procurar momentos de relaxamento.
Além de tudo, quem convive com pessoas que estão sendo impactadas por problemas de saúde mental deve mostrar-se aberto à ajuda. Afinal, não custa nada oferecer um ombro amigo.
Para concluir, conheça no nosso site os serviços de bem-estar da Di Moreno, pois estamos esperando o seu contato.